Urban Arts por Mariana Acioli

A Urban Arts surgiu em 2004, e é uma galeria de arte diferente das outras. Trabalham essencialmente com artes digitais de artistas, designers e ilustradores do mundo todo, dando oportunidades a novos talentos, divulgando e incentivando a evolução de seus trabalhos. Está diretamente conectada com o movimento universal. O universo digital, o ritmo das ruas, a mobilidade, a liberdade de expressão.

Fundada em São Paulo pelo empresário André Diniz, a ideia surgiu quando ele resolveu transformar em produto o seu lado artístico e criou a Urban Summer, uma empresa que comercializava impressões de ilustrações digitais em grandes formatos. Com o tempo o projeto virou um quiosque em um shopping da cidade, e em 2009 a rede de artistas começou a evoluir e se tornou o principal negócio.

A rede de artistas era a grande ideia, pois matinha o cunho artístico do negócio e atribuía charme a um tipo de arte mais acessível, elevando o status do segmento, contribuindo para o crescimento do mercado no Brasil e oferecendo a possibilidade de levar arte a mais casas. A ideia que parecia legal, conquistou rapidamente um monte de gente e logo a Urban Arts virou referência no mundo da arte digital e ilustração.

Em 2011, nascia oficialmente, a primeira galeria física, em uma das ruas mais visitadas da capital paulista, a Oscar Freire. Desde então não parou mais de surgir gente apaixonada pelo conceito, e foi assim que aconteceu com Henrique Coutinho, Daniel Mangabeira e Matheus Seco, os sócios donos da franquia de Brasília que, pra nossa sorte, se apaixonaram pela Urban Arts e a trouxeram para Brasília.

Em setembro, Brasília recebeu sua primeira unidade, localizada na quadra da 115 da Asa Sul, a galeria é um sucesso. O charmoso projeto do espaço, realizado pelos sócios que também são responsáveis pelo escritório de arquitetura Bloco Arquitetura, tornou a Urban Arts Brasília a galeria modelo para todo o Brasil. Quem visita não deixa de perceber o clima agradável e descontraído que a galeria tem atraído de todos que vistam  e comprovando o status de galeria mais Pop do Brasil.